Bicho Geográfico

Blog sobre Atualidades e Geografia

Gripe Porcina

Posted by Sandro Meira em 13/08/2009

Interessante vídeo sobre a pandemia da gripe suína que faz uma crítica sobre a atuação do governo americano, da mídia  e das indústrias farmacêuticas diante de situações de pânico.

Independente da opinião defendida neste vídeo, nunca é demais se precaver sobre possíveis problemas gerados pela doença e adotar medidas de higiene que colaborem com o enfraquecimento da disseminação do vírus.

 http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM

gripe

About these ads

21 Respostas to “Gripe Porcina”

  1. Lucas Caruso Arruda said

    Lucas Caruso Arruda,1º B ( nº 15)
    É impressionante como a mídia nos influencia…chegamos acreditar que quando começaram a falar da gripe ,esta não apresentava tanto perigo,já que o número de mortos pelo virus H5N1 não eram divulgados,mas com o inverno onde o indice de mortes foi aumentando cada vez mais,a mídia foi obrigada a rever o que era passado a população ,onde tivemos que suspender aulas,shows,e aglomerações ,pois estava fugindo do controle.Este ano com certeza não será diferente pois,já estão convocando as pessoas para tomarem a vacina…Mas o que mais me revolta é eles “escolherem” quem deverá tomá-la,deixando de fora professores,e todas as pessoas que trabalham com outras pessoas,isto quer dizer que se a pessoa não se encaixar no perfil que é pedido ela ficará sem ser vacina ?Seria certo isso?

  2. Good blogpost, great looking blog, added it to my favorites!

  3. Bruno Favara 1ºA MN said

    A gripe suína por ser uma doença nova ainda sofre mutações, por tanto deve se ter uma boa higiene: lavar as mãos muito bem, evitar locais fechados, mas não e por causa desse novos vírus as pessoas devem entrar em pânico, pois é só manter uma boa higiene!!

  4. Karina Sayuri Mihara 1º ano B said

    A mídia aproveita do seu poder, para influenciar o ponto de vista da sociedade, fazendo com que todo um assunto seja visto somente da maneira em que ela (a mídia) o expoem. O caso da gripe suína é praticamente o mesmo da gripe aviária, estão criando um “pavor” em todos, assim estes tem um préjulgamento do virus, mesmo sem saber os “verdadeiros” fatos.
    Pode ser que todas essas mortes divulgadas estejam realmente acontecendo, ou pode ser que não. De qualquer forma o virus é existente e não custa nada tomar precausoes.

  5. Ana Sobanski said

    O mundo está vivendo um momento de pânico com esse novo vírus, embora não seja tão grave assim, o desconhecido sempre deu medo ao homem e o medo sempre foi o melhor jeito de convencer as pessoas a te apoiarem. Portanto, a mídia está criando grandes machetes para que a gripe continue sendo um escândalo para que eles possam ter uma “bomba” todos os dias na primeira página e, com isso, consigam vender mais; e a indústria de cosméticos e produtos de higiene também exageram nos cuidados a tomar para que possam obter mais lucro.
    Ou seja, o mundo não está passando só pela descoberta de uma nova doença, mas voltando a ser movido a medo para benefício dos que deveriam nos dizer, nos informar o que realmente está acontecendo.

    Ana Sobanski – 1º ano B.

  6. Carlos Cortez Cruz said

    Se precaver de uma possível transmissão de vírus que pode resultar em uma doença nova , nunca é demais , mas claro que se ficarmos obsecados por essa doença , iremos prejudicar apenas nos mesmos , como mostra o vídeo , a mídia exagera nas informações(além de ocultar outras),claro que devemos obedecer os requisitos de higiene propostas, já que estes evitam a manifestação deste vírus.

    Carlos Cortez Cruz – Colégio Mundo Novo
    3B n02

  7. Diego Fabri said

    A gripe suína atualmente já é um caso sem perigo, mas segundo o número de mortes mostrados sempre nas tvs, a mídia talvez esconda alguns fatos, para não apavorar a sociedade. Como sempre, controlaram tudo e já está normal. Com certeza que a Influenza A ainda está por ai, com muita higiene, mais está tudo controlado.

  8. Patricia Kristman colégio mundo novo 3º A said

    Apesar de que com certeza o governo norte americano se aproveita da situação de pânico causada pela gripe (como se aproveita de qualquer situação) a gripesuína é um virus perigoso e já matou muitas pessoas. Independente de qualque coisa é de extrema importancia que as pessoas tomem todas as precauções possiveis e mais importante ainda que quem contraiu o virus, ou quem tenha entrado em contato com alguém que contraiu tenha consciencia e não vá a lugares com muitas pessoas, vá ao médico, faça o tratamento corretamente, para o virus não se propagar mais.

  9. Flávia Lopes Fernandes said

    Na minha opinião a gripe suina é um virus feito pelas indústrias farmacêuticas , para vender remedio e eles perderam o controle do virus . Eu acho isso pois o virus da gripe ocorre mutações , mas essa mutação foi estremamente radical ! Li na resvista ´´Super Interessante ´´ e lá diz que pode ser possivel essa teoria de que essa nova gripe possa ter sido um ´´jogo´´ das indústrias farmacêuticas .
    Flávia Fernandes

  10. Rafaela Antunes said

    Sobre a gripe suína, um vírus recentemente encontrado,o que normalmente não infectam humanos,entretanto, vez por outra mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Os sintomas na maioria das vezes são parecidos aos da gripe normal, contudo, devemos manter o máximo de cuidados , com boa alimentação e principalmente uma higiene adequada, mas é claro sem deixar de viver a vida com normalidade.
    Rafaela Antunes colégio santa escolástica nº33 C3A

  11. Laura M. B. Estancione - 1º ano B (MN) said

    Não há motivo para tantas aflições que essa gripe vem causando. O governo americano vem espalhando o pânico sendo que o índice de mortes pela gripe normal é maior que a da gripe suína, como popularmente é chamada.
    Ocorre que ao governo não interessa mostrar à sociedade os verdadeiros dados da gripe, ou até mostrar a cura. É interessante a eles o pavor das pessoas, a busca por soluções, o consumo.
    Tomar cuidado é importante; porém chega ser infame pedir higiene e cuidados com a saúde. Não há motivo para desespero.

  12. renato luiz antunes batista said

    Professor, depois que esquentou no nosso pais, podemos ficar mais sossegados, em relação à gripe suína? Ou devemos continuar a tomar precauções? Evitando lugares com aglomeração de pessoas, ambientes fechados, continuar lavando as mãos frequentemente.
    Renato Luiz Antunes Batista. n°32. 1°colegial. Colégio Santa Escolástica.

  13. Gabriela Amaral said

    2000 pessoas contraem a gripe suína e todo mundo já quer usar máscara.
    25 milhões de pessoas têm AIDS e ninguém quer usar preservativo…

    No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária, que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.
    No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.
    Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.
    A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo.
    Os noticiários disto nada falam!
    Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe porcina?
    A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque…
    Os acionistas das farmacêuticas estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflu.
    A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
    Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.
    Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação.
    Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

  14. Isadora Muraro 3°B (nº 22) said

    Não é nenhuma novidade que o medicamento Tamiflu será mais uma fonte de lucro extra para os Estados Unidos. Porém, tendo ou não acesso à esse medicamento, os cuidados básicos de higiene pessoal e contato físico devem ser evitados. Especialistas e médicos aparecem em entrevistas todos os dias na televisão, explicando que não há motivo para desespero. Cuidando de si mesmo e alertando aos que estão ao nosso redor, já é o suficiente.

  15. Eduarda said

    Eu espero realmente que, seja encontrada alguma forma de previnir a gripe suína que tanto vem assustando a todos. Mas não sei se mesmo com tanta proteção/precaução possamos viver sem ela, afinal, pode ser que a Nod2 venha a funcionar, porém, será que teríamos como previnir todo o mundo? Isso que é mais preocupante !
    Porém, quanto menos pessoas infectadas, menos riscos corremos ! Então, que esses estudos tenham resultados, para voltarmos a viver nossas vidas normalmente sem temer onde tocamos ou o que estamos respirando.
    Santa Escolástica. C1A

  16. Paula Rodrigues said

    Concordo com o vídeo, essa gripe virou “moda”, existem doenças bem piores do que essa(que não são divulgadas), e as pessoas estão deixando-as pra trás. Sim, devemos nos previnir, mais não podemos ficar nessa “neurose”, saindo de casa com máscara, ou até deixar de sair em certos lugares para se previnir.
    Paula Rodrigues Nº26 C1A. Santa Escolástica

  17. Kellyvan Francine 3°B said

    Esse é o novo assunto polêmico do momento… a tal Gripe Suína! Esses assuntos ganham importancia devido ao comercio e não ao fato, as mortes causadas e aos cuidados que devem se tomados. Há filas de espera para compras de álcool em gel, aumentou a compra de mascaras e luvas. Mas esses cuidados básicos deveriam ser tomados sempre. No ano passado foi a Dengue o principal assunto. Todos compraram areia para vasos, os vigilantes passavam nas casas.. hoje não vemos nem noticias. Depois foi a vez da Gripe aviária, muitas mortes, as pessoas não comiam frango.. e agora, onde foram parar essas doenças e esses causadores? A melhor saida é cuidar da alimentação e da higiene, previni qualquer doença, porque todas elas são prejudiciais. As polemicas existem, porem as dscussoes não têm fim, talvez o final de uma seja o começo de outra.

  18. Giovanna Beatriz 1ºA MN said

    O pânico vende, e por isso a mídia o causa. Divulgam as mortes como se ninguém morresse de gripe normal (que também pode desencadear morte), e deixam as pessoas paranóicas. Claro que é preciso ter cuidado, mas isso vale pra qualquer doença. Não é como se a gripe suína fosse uma forma de ebola ou AIDS que se passa pelo ar…

  19. Natália Kawachi said

    Os USA já tem o remédio TAMIFLU desde 1996, tanto que não há nenhuma morte de norte americano por gripe aviária, o que eles querem é deixar a sociedade com medo e paranóica com essa nova pandemia, gripe suína, assim conseguem comercializar melhor o seu remédio, mas ninguém fala que esse mesmo remédio causa efeitos colaterais como convulsões e delírios, tanto que foi constatado mortes no Japão devido ao uso desse medicamento, tanto que o governo japonês proibiu o uso do mesmo.
    Não adianta ficarmos em pânico, deixarmos de viver por conta da gripé suína, até mesmo porque existe uma relação de que a porcentagem de uma pessoa morrer eletrocutada por raio, gripe comum e até mesmo diarreia infantil é muito maior do que morrer por gripe suína, mas concerteza devemos tomar prevenções de higiene e alimentação… sem esquecermos que DEVEMOS CONTINUAR VIVENDO!

  20. Amanda Bergamo Antunes said

    De acordo com o video,a Gripe Suína é um novo tipo de vírus que causou mais de 2.000.000 de mortes no mundo,por trás da gripe, foi descorberto o primeiro caso da GRIPE AVIARIA(H5N1)em Hong Kong,as organizações mundias de saúde estavam em alerta sobre esse assunto.
    O governo dos Estados Unidos comentou sobre a medida das doses de vacinas contra a Gripe Aviaria.

    Mas em tempos depois,nenhuma notícia falou sobre a H5N1,pois não causou tantas mortes no mundo segundo a organização mundial da sáude.

    Então hoje em dia as sociedades estão sofrendo por uma nova epidemia que ficou conhecida pelo mundo todo: a GRIPE SÚINA.

    NENHUMA morte da cifra mundial foi título dos jornais(nem mesmo nos casos fatais da Gripe súina na Argentina).

    Agora estamos convivendo com o vírus e como diz a Isabela Rodriges Demetrio devemos estar ALERTAS,para evitar que o número de mortes aumente.

  21. ISABELA RODRIGUES DEMETRIO said

    Sobre a gripe suína, temos que estar ALERTAS,pois é um vírus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele. Por enquanto o importante é: boa alimentação, higiene adequada de mãos, evitar locais fechados e depois, é vida normal. Portanto, amigos, muita cautela na transmissão de informações: A calma é fundamental, os cuidados gerais também. Devemos estar alertas, mas temos que seguir a vida com normalidade.
    Isabela Rodrigues Demetrio nº 13 – 9º ano B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: