Bicho Geográfico

Blog sobre Atualidades e Geografia

Mineiros soterrados no Chile

Publicado por Sandro Meira em 13/09/2010

Entenda como será o longo processo de resgate dos 33 mineiros chilenos presos a 700 metros de profundidade, na mina San José (Pedro Bottino – arte), no site do Estadão: http://www.estadao.com.br/especiais/os-resgates-dos-mineiros-no-chile,117160.htm

About these ads

18 Respostas para “Mineiros soterrados no Chile”

  1. Fernanda Ishii C1B Santa Escolástica disse

    Ser mineiro sem duvida alguma é bem difícil, de baixo da terra, com pouco ar, sem ver a luz do sol por horas, e como se não bastasse acontecem acidentes horríveis, com mortes e tudo mais, esse acidente teve um final feliz e uma grande repercussão, com isso outras minas poderiam se conscientizar e providenciar melhores recursos para maior segurança dos trabalhadores que arriscam tanto suas vidas e assim diminuir os acidentes.

  2. amanda bergamo antunes disse

    Que bom que os mineiros foram resgatados,isso foi considerado como marco histórico da humanidade, mas de acordo com os médicos eles precisam ficar no hospital por alguns dias, depois que ficaram 69 dias debaixo do solo podem ter particulas, as quais podem prejudicar o sistema respiratório.

    Amanda Bergamo Antunes-1° ano A

  3. Luccas Prado 1A nº18 - Mundo Novo disse

    Com certeza não foi fácil ficar a 700 metros abaixo da terra. Trinta e três homens com calor, fome, sede, o psicológico foi o que mais contou para a sobrevivência dessas homens. Ver isso me mostrou de como não damos valor as coisas que temos, que podemos perder em um piscar de olhos e mostra também de que se o país não investe em segurança quem vai arcar com as consequências é nada menos que a população. Tomara que isso mostre ao brasileiro a consciência que deve ser adquirida antes de uma eleição

  4. Luiza Almeida Condotta - nº. 19 - 1º.A - Colégio Mundo Novo disse

    Esses minerios trouxeram um grande valor para a sociedade e para a tecnologia. Foi ótimo ter ocorrido isso, pois retrataram como são as minas e como seus trabalhadores são tratados, não só no Chile mais em todo mundo muitos mineiros trabalham de forma irregular, não por eles, e sim pelos seus patrões, que em muitas vezes não oferecem todos materias necessários para um ótimo trabalho. É incrivél acreditar que todos estão vivos, foi um teste de sobrevivência muito intenso e coletivo, cada um obteve uma resposta. Ajudará muito a medicina, pois os médicos poderão estudar seus corpos e como eles reagiram a essa situação. Já na tecnologia conseguiram inventar uma maquina capaz de chegar até onde eles estavam e tirar todos com vida, um avanço tecnológico muito grande e poderá ser útil no futuro ou mesmo no presente.

  5. Victor - 1º A - MN disse

    É interessante a repercussão desse assunto no mundo inteiro, e como o Chile está recebendo ajuda de outras nações, algo que dificilmente vemos em um país pouco desenvolvido.

  6. Bruna Callado - 2B - Mundo Novo disse

    É impressionante os mineiros sobreviverem a este acidente grave que aconteceu no Chile, e tambem a maneira que estao sendo resgatados. Eles precisaram ter equilibrio emocional e fisico para suportar o periodo que ficaram presos dentro da mina.
    A tecnologia esta sendo um forte aliado para o resgate. Em pleno seculo vinte e um, esses acidentes ainda sao comuns nas minas, pela falta de seguranca e descaso dos donos das minas com esses empregados que necessitam tanto desse emprego para sustentar sua familia.

  7. Ricardo da Silva Bravim disse

    O caso de soterramento no Chile é muito grave. No Chile há várias minas, e essas minas são muito antigas a maioria das minas têm uma única entrada e saída de pessoas; o Chile é um país muito atingido por terremotos e esses tremores de terras podem causar desmoronamentos, obstruindo a entra para a caverna e consecutivamente a saída. Deixando por sua vez pessoas isoladas da civilização, e sendo muito difícil de serem resgatadas, por causa do alto índice de tremor de terra.

  8. William P. Junqueira disse

    Nesses momentos é que se vê como são precárias as condições impostas a esses trabalhadores…
    Toda a segurança “planejada” na hora de começar a explorar a mina some de uma hora para outra. E agora cabe aos mineiros sustentar durante mais de 3 meses um clima “tranquilo” no refúgio deles.
    Nessa hora o psicológico que vai pesar, afinal, são 33 homens dividindo um espaço quente e relativamente pequeno, além, é claro, da saudades da família, de notícias e de vida.

  9. Vinicius Azevedo da Silva 3ºA Nº25 disse

    Esse caso, foi culpa tambem da mineradora. Pois, tinha somente uma rota de saida, ao inves de ter 2 ou mais. Agora os mineradores vao ficar mais 2 meses presos. devido a grande dificuldade de prefuração da broca.
    O que tambem é preocupante, é o problema com o CO2, devido a falta de tubulação de ar, os mineiros tem que dormir separados um do outro, se não, a inalação do CO2, pode ser fatal para eles

  10. Laís Belini disse

    Com a tecnologia e conhecimento de hoje deveria haver outra saida em casos de acidentes,isso mostra o quanto as pessoas veem apenas os interesses financeiros e nao querem gastar mais em casos de acidentes,se há tecnologia para mandar comida e ar e comunicao e fazer todo o processo da mina deveria haver mais tecnologias tambem para casos de acidentes.Esse caso foi apenas mais um entre tantos problemas desse tipo aonde nao ha solucoes para acidentes,como o do petrolio,devia haver mais rigidez para as empresas.
    Laís Belini n15 3ANO-Colegio Mundo Novo

  11. Rafaela Maria 8 ano A Mundo Novo disse

    A situação desses mineiros é realmente preocupante, e uma solução foi achada, mas poderia ser mais agil. Penso na familia desses mineiros, no que estão passando.

  12. Isadora Mazon de Mello - 8 ano A - Colégio Mundo Novo disse

    Meu Deus, eles vão ficar lá até dezembro!! É MUITO TEMPO! Eles não mereciam isso, afinal vão ficar mais 2 meses e alguns dias longe de suas famílias, e sem lugar para tomar banho, nem nada! Apenas alimentos, água e o necessário para a sobrevivencia. Espero que todos saiam bem de lá, mas agora isso serve de lição de que algumas minas são perigosas para se trabalhar, e que eles devem tomar mais cuidado.

  13. João Francisco Grillo disse

    João Francisco Grillo n°15 1°a Colegio mundo novo

  14. João Francisco Grillo disse

    Esse acidente que ocorreu no chile foi bom para o nosso pais e outros paises vizinhos ,por que pode ocorrer um desse em qual quer lugar no mundo a qualquer hora ,e como o chile o pais pode não ter capacidade de retirar as pessoas vitimas de qualquer que seja acidente que esija o trabalho de maquinas de grande porte .
    E quem pode acabar pagando pela mau estrutura do pais pode ser a população como por exemplo os mineiros do chile,vao ter que fikar soterrados durante um periodo longo para que possa ser socorridos .

  15. Júlia Diniz disse

    Olá professor, eu sou a Júlia Diniz do Colégio Mundo Novo, do 8ano A.

    As pessoas então tentando procurar maneiras para se sustentar e acabam pondo a propria vida em risco, como fizeram esses mineiros. Eles deixaram seu pais á procura de emprego, no entanto conseguiram um trabalho de perigoso e de mutio sofrimento. Muitos jovens, em busca de melhores condições de vida, buscam outros paises na ilusão que conseguirão conquistar todos os sonhos. Porem, na maioria dos paises os empregos oferecidos aos trabalhadores estrangeiros são aqueles desprezados pelos nacionalistas. O proprio poder publuco não se responsabiliza pelas situações de vulnerabilidade dos imigrantes, havendo um descaso com eles. O pior que essa ilusão permanece nas pessoas que tem menos acesso aos bens materias. Na medida em que as políticas publicas possam garantir maior distribuição de renda não haverá necessidade de presenciarmos uma tragedia dessa.

  16. Mariana Frioli disse

    Achei interessante como os mineiros conseguiram manter a calma em uma situação de isolamento e risco de vida como esta; como foi possível oferecer ar, água, alimentos e comunicação a 700 metros de profundidade e os mecanismos para a retirada das vítimas, mas acho que esse processo vai ser muito demorado.
    Mariana Frioli
    Colégio Mundo Novo
    8 a

  17. Mariana Frioli disse

    Achei interessante como os mineiros conseguiram manter a calma em uma situação de isolamento e risco de vida como esta; como foi possível oferecer ar, água, alimentos e comunicação a 700 metros de profundidade e os mecanismos para a retirada das vítimas, mas acho que esse processo vai ser muito demorado.

  18. Gabriela Moura Pontes C1B disse

    Não estamos preparados para acidentes como esses , é algo que com certeza os mineiros nao poderiam prever , mesmo sabendo que o risco é gigante , os trabalhadores que apresentam certa ignorancia acabam se arriscando para garantir seu sustento.Eles não eram merecedores disso,afinal ninguém é…mas estava explícito que isso poderia acontecer , pois já havia ocorrido em outros casos,as minas são extremamente perigosas.Este caso nunca deve ser esquecido e deve servir de exemplo para todos os outros mineiros para que nenhum tenha que passar por esse pesadelo , afinal ficar até dezembro a 700m de profundidade é uma tragedia que possui chances de se repetir.
    Gabriela Moura Pontes nº08 C1B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: